sexta-feira, 19 de março de 2010


AARUMANDO UM TEMPO PARA DRA UM TEMPO NAS LESÕES





Durante muitos anos eu fiz musculação...e gostava...ia feliz,voltava mais feliz ainda porque via tudo no lugar. Bons tempos aqueles. Mas naquele tempo eu corria só pra manter a forma e talvez não prestasse atenção no por quê nunca tinha sofrido nenhuma lesão na vida, apesar de correr descalça, apesar de correr com tênis desaproporiado eprincipalmente apesar de cometer tantos erros que seria uma verdadeira heresia comentar aqui. Mesmo assim, volto a dizer, bons tempos aqueles!


Mesmo quando casei, continuei a correr...não atrapalhava em nada. Era casa, trabalho, corrida, musculação. Certinho. No entanto, quando engravidei, parei musculação. Não era necessário. E depois que tive meu filho, não voltei mais. Para a corrida não teve jeito, 2 meses depois lá estava eu de volta aos treinos, amor eterno, sabe como é, mas para a musculação, faltava tempo. Aliás, ainda falta. Talvez por essse motivo de lá pracá já estou na 4a lesão.. 2 estiramentos, uma infalamção no nervo fibulutalar, uma síndrome do periforme acompanhada de uma bursite... presentão né? E todo o pacote adquirido em 2 anos e meio sem a danada.


Mas agora não tem jeito não...É necessário... É essencial. Estou sentindo que tenho que arrumar tempo mesmo. Dores nos joelhos, dores na canela, dores nas pernas, nas coxas...tudo devido à tentativa de fazer um treino forte está sendo prejudicada pela falta da musculação. E ainda tem gente que não associa a corrida à musculação, acha besteira ou acha que nãoinflui em nada no desempenho. O probema é que qando influi de maneira positiva, a gente não percebe, acha que estamos bem e pronto, mas quando influi de maneira negativa, ou seja, quando passanos a sentir dores aqui e acolá, aí sim, percebemos que falta mesmo as tais aulinhas...que de aulinhas não tem nada.


Não dá pra negar... corredor que é corredor precisa de musculação. Entre as valências físicas importantes para o corredor uma é a potência muscular, adquirida através da musculação, e outra é a velocidade, que estão intimamente ligadas, uma vez que potência é igual a força x velocidade. Traduzindo: para correr mais rápido e conseguir tempos mais curtos é preciso uma determinada quantidade de força e a velocidade tem a ver com o tamanho do músculo. Mais músculo, mais potência, mais velocidade.

Todo mundo sabe que no atletismo o corpo do corredor de 100 metros é bem diferente do de 1500 e 3000, que também difere dos fundistas que correm 5.000, 10.000 metros e estes de maratonistas e ultramaratonistas.


Os de 100 metros quase se parecem com os fisiculturistas porque precisam transformar força bruta em velocidade pura, que dura poucos segundos, e quase não respiram durante os 10-11 segundos que correm. Na musculação os métodos mais usados são os que promovem a hipertrofia muscular num primeiro momento e depois cargas variáveis, porém com execução rápida. Quem assistiu ao ciclismo contra relógio no PAN, prova de algumas voltas no velódromo em velocidade máxima, pôde observar o volume avantajado das pernas dos ciclistas, que são diferentes dos participantes de estrada.

Os meio fundistas também usam métodos destinados a ganho de massa muscular e força num primeiro momento, mas por um período menor porque precisam de velocidade por um tempo maior.


Os maratonistas raramente usam métodos destinados a desenvolver hipertrofia, simplesmente porque precisam de músculos fortes que suportem movimentos repetitivos por mais de duas horas, e músculos fortes e resistentes não significam necessariamente volumosos. Já os ultramaratonistas são mais corpulentos que os maratonistas e todos os grupos musculares precisam estar aptos à dureza da prova. Essa força pode ser adquirida também em muitos treinamentos de ladeiras.


De qualquer forma, hoje em dia é praticamente impossível cairmos na "mesmice" ou ficar enjoados de treinar, tamanha é a variedade de métodos. Cada um serve para uma finalidade diferente no esporte.


A musculação hoje é usada em todas as modalidades esportivas, tornando o atleta mais forte e resistente a lesões na busca de resultados cada vez melhores. Para o cidadão comum músculos mais fortes e resistentes significam qualidade de vida melhor e a aplicação vai desde o adolescente até os mais velhos de ambos os sexos.


Se o sujeito quer apenas ficar forte vai usar métodos como series múltipla, exaustão, pirâmides etc. Quer correr mais rápido em provas curtas, primeiro cria mais músculos depois transforma em velocidade variando os métodos. Quer emagrecer usa circuitos. Vai correr maratona ou ultra os métodos também vão variar ao longo do período até porque ninguém corre maratona de improviso. Para o pessoal que apenas quer fazer musculação sem grandes preocupações e detalhes para completar a corrida, o melhor também são os circuitos conjugados com alternado por segmento ou prioritário se preciso for. O mais importante é que essa parte da musculação deva ser planejada com um profissional da área. Se for ou já foi corredor melhor ainda.

Mas já está decidido, começo do mês, vou começar, digo, recomeçar as aulas de musculação. Chega de lesão, chega de se lamentar que tá com dor aqui e dor acolá.. tá louco... só tenho 33 aninhos e com tantas dores, talvez possa parecer com pelo menos o dobro da idade.. no mínimo...ninguém merece!


fonte: contraorelógio



2 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Ótimo post, parabéns!! Concordo que musculação é fundamental. Bom retorno, e que as dores sumam.

Anderson Consenzo disse...

Sabia decisão em voltar pra musculação.

Vai lá e já faz de cara 100kg no supino! hehe

Abraço