quarta-feira, 7 de abril de 2010

POR TEMPO OU POR RITMO EIS A QUESTÃO...




Hoje eu acordei reflexiva...rs...Será que eu ando treinando certo? Na verdade "certo" não seria a palavra correta, mas treinando de modo que o meu objetivo seja alcançado com mais eficácia?

Eu pensei nisso depois deconversar com um amigo meu hoje no treino. Eu sempre disse aqui que prefiro correr por tempo e não por distância. Por exemplo: segunda meu treino seria de 1 hora, sendo 20 de aquecimento e 40 min aumentando gradativamente a velocidade até que se chegasse ao limite ao final do treino. Pra mim essetipo de treino garante que eu saiba se estou ou não melhorando, pois se faço o mesmo tempo em outro dia, porém com distância maior, sei que melhorei, se faço o mesmo tempo com distãncia menor, sei que piorei ...basicamente é isso.

Comentando isso com o meu amigo, o qual treina por distância, ele me disse que eu poderia foicar estagnada, já que correndo por tempo, eu ficaria condicionada a sentir dor somente naquele tempo e se eu tivesse que correr por mais horas do que eu estaria acostumada, quebraria. Vixe...daí, veio a reflexão imediata: Será, será, será????
Qual a melhor forma de treinar, por tempo ou distância?Atualmente, o treino por tempo pode ser monitorado por aparelhos que mostram a distância percorrida, altimetria e também as respostas fisiológicas do atleta, como freqüência cardíaca e gasto calórico. Com isso, o atleta tem todas as informações que teria em um treinamento de campo utilizando distâncias conhecidas. No meu caso, eu acabo treinando somente por tempo mesmo, sem saber a distãncia exata do treino. É bem verdade que Santista que é Santista sabe direitinho a distância de cada canal percorrido e se não sabe, é muito bom saber....


Mas mesmo aqueles que possuem marcadores de distâncias, não podem se entregar totalmente a esta maravilha tecnológica, pois influências externas como umidade relativa do ar, temperatura e estresse refletem no batimento cardíaco e seu treino pode perder eficiência.

Tá, tá.. mas e a pergunta que eu fiz....Fui pesquisar....lá na O2... e achei a resposta: Antes de ler, pense no que você acha que é certo (correr por distância ou por tempo e depois comente aqui se estava certo ou não sobre isso)

O treinamento por distância contribui para uma melhor mensuração nas séries de ritmo e tiros, pois são mais exatos que os aparelhos de pulso e mais confortáveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.O treino por distância também colabora no ganho de confiança do atleta em relação à prova, além de utilizar uma melhor técnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.

Somente como ilustração, segundo José Carlos Fernando, diretor esportivo da Ztrack, baseado nos atletas que acompanhou na prova da maratonaos que treinavam mais por distância do que por tempo nas sessões específicas (longos e séries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km. Já os que treinavam mais por tempo do que por distância variavam muito o ritmo da prova. Outro fator que acredita ser importante de ser analisado no momento de programar seus treinamentos é saber exatamente o que você tem à sua disposição e seus objetivos reais com a prova, pois assim você poderá dar mais ênfase aos treinos por distância ou por tempo.

É... de fato tem razão...A partir do meu 6km, meu ritmo se altera, aliás, não se altera, cai...rs...mas, ainda assim consigo fazer uma média boa no fim da prova. Talvez isso me prejudicasse mais em provas longas, não sei, já que como as meia-maratonas e maratonas, o treinamento por tempo pode fazer com que seu ritmo seja mais inconstante. Essa inconstância pode ser prejudicial já que essas provas exigem que o passo seja mantido

Não dá pra dizxer se um é melhor do que o outro, pois as coisas realmente dependem de diversos fatores. É difícil definir um padrão de quando é melhor usar um ou outro, porque tudo depende do condicionamento físico do corredor, as circunstâncias em que ele se encontra, suas metas etc. Para alguém que está voltando de lesão, por exemplo, ou que está sem praticar uma atividade física há algum tempo, o treinamento que se encaixa melhor é o por tempo, pois trabalha mais a questão da evolução gradativa. Isso não significa, porém, que o outro treinamento deve ser preterido. Ambos são importantes e devem ser feitos de acordo com o que for passado pelo treinador ou de acordo com o que você está habituado a fazer. E eu... continuarei fazendo meus treinos por tempo...e no domingão...treino longo... 23km...acho que tá bom...dá pro gasto!

FONTE: 02

Um comentário:

Mayumi disse...

Oi, Luciane:
Eu tenho estes dois tipos de treino na minha planilha. Sem dúvida, o psicológico trabalha de forma diferente nos dois treinos distintos. No de distância, vc presta atenção em quanto tempo você vai gastar para fazer esta distância. Mas, no do tempo (por exemplo, hoje era um treino de duas horas, independente da distância), a gente presta atenção só no tempo que tem que f]azer. Não sei se é poruqe tenho feito mais treinos desta forma, já sei exatamente quanto tempo vou gastar para percorrer uma certa distância. E nestes treinos, eu não me preocupo com a velocidade... acho que é isso que o treinador quer: que eu vá aumentando a velocidade sem forçar a barra (sem sentir), mas ao mesmo tempo, vá aumentando a distância para que a minha resistência fique maior. E assim vou seguindo... quem sabe, um dia tenha uma resposta mais plausível para esta questão! Bons treinos!