terça-feira, 26 de julho de 2011

O QUE QUE TEM VIRAR ENTIDADE DE VEZ ENQUANDO...????




Neste domingo, o Programa Fantástico falou um pouco no Quadro Medida Certa sobre a corrida de costas, também conhecida como marcha reversiva.

Olha, há muito tempo eu via corredores treinando de costas aqui na praia e achava engraçado. Na 1a vez que ví, ainda pensei: Que cara doido. Até que um dia, eu resolvi perguntar a um deles o por quê dessa corrida. O cara foi enfático: "Depois que passei a treinar de costas, minha corrida melhorou tanto...tenho mais equilíbrio, mais concentração".

Há dias, quando o tempo está sobrando (raramente) que no final do treino, arrisco alguns minutinhos de costa. Vejo a cara das pessoas me olhando e penso: " Vc deve tá me achando doida....rs"....

Mas na verdade, é bom pesquisar sobre o assunto até para saber o porque você está corredno de costas, quis os benefícios. Não dá também pra sair fazendo tudo que te dizem ser bacana, sem ao menos sabermos se realmente faz algum sentido.

O pior é que correr de costas faz todo sentido. Praticar marcha reversiva estimula a sincronização dos lados do cérebro, abre a caixa torácica, melhora a postura, desenvolve a visão periférica e reduz impactos. Eita exercício milagroso sô!!!! rs...

Tá aí, tem aqueles que possam dizer: "De costas? nem pro mar", " Não sou entidade pra andar de costas"  "nem a pau, vou correr de costas e atrasar minha vida..."....kkkkkkkkkkkk... Brincadeiras à parte, devo dizer aos superticiosos que fiquem tranquilos. Segundo as palavras daqueles que praticam com frequência esse tipo de corrida: "Não corremos para trás, corremos para frente de costas". Muito bom!!!!

Aqui no Brasil ainda não é muito conhecida, apesar de cada vez mais as pessoas se interessarem pelo assunto por essa modalidade. Existe em Jundiái uma prova assim...Recentemente aconteceu uma em Londres.

Pablo David Galletto Ramos era triatleta e, depois de um acidente durante um treino de bike, descobriu os benefícios da corrida de costas. “Iniciei um trabalho de reabilitação, estudando e aplicando técnicas em casa mesmo, pois não tinha condições de fazer fisioterapia”, lembrou. Depois de duas semanas, comecei a caminhar e senti dificuldades. No dia em que me virei e comecei a descer as ruas de costas, percebi que meu joelho não doía mais".
Depois de provar os benefícios da corrida de costas, Pablo resolveu fazer um curso de educação física e, hoje, acumula especialização em actividade física adaptada e fisiologia do exercício. Além disso, organiza a corrida que é realizada em Jundiaí.

Outro exemplo de quem aprovou a corrida de costas, é o da baiana Jane Lucia Santos Marcelino, 55, dentista. Ela já praticava corrida há dez anos quando descobriu a marcha reversiva. “Um dia estava no treino e, por volta do quilômetro 15, me senti cansada. Virei e comecei a correr de costas. Percebi que ganhei um condicionamento melhor na hora que voltei a correr de frente”, disse. Jane não parou por aí e acredita que a corrida de costas seja ainda mais prazerosa do que a convencional. “Existe até uma explicação científica para isso. Por trabalhar o lado do cérebro, que não usamos normalmente, há uma liberação maior de endorfina”, falou.

Assim como qualquer exercício físico, é preciso consultar um médico para saber se o seu corpo se adaptará à actividade, mas Pablo alerta que pessoas portadoras de protusão discal, hérnia de disco, problemas sérios de coluna e labirintite devem tomar maior cuidado, apesar dos beneficios que a corrida reversiva trás.

Como dito, são tantos os benefícios advindos dessa prática estranhinha...rs...que vale a pena se transformar entidade algumas vezes por semana, quer ver?

Estimulação e sincronização dos hemisférios cerebrais

O cérebro possui uma grande habilidade de adaptação e aprendizado, e os estímulos diferentes favorecem a criação novas ligações. “Isso faz com que o cérebro a organize e aumente sua utilização graças aos novos estímulos”, explicou o treinador. Isso porque o corpo foi adaptado para os movimentos para frente e a reversão força o organismo a reestruturar todo com conceito de padrões.

Além disso, a visão periférica também é favorecida. “Para quem está de fora parece que a dificuldade é muito grande, mas não é. Quando você vira a cabeça só um pouco já ganha visão lateral de quase dois terços. Com o tempo, nem é mais preciso olhar tanto para trás”, contou Jane Marcelino.


Abertura da caixa torácica

Ao andar ou correr para frente, o tronco tende a ficar projetado para frente, possibilitando uma melhor execução na corrida. Ao executar a marcha reversiva, o movimento é mesmo para o lado oposto, ou seja, os ombros se abrem para buscar equilíbrio. “Além de ganhos na postura, fortalece a musculatura e melhora a percepção corporal”, completou Pablo.


Reduz impactos

A cada passada da corrida convencional o pé toca o solo com o calcanhar e o joelho está em extensão, fazendo com que o impacto seja todo direcionando para o corpo.

“Ao executar a marcha reversiva, o contato com o solo aumenta e distribui o impacto inicial. Além disso, a articulação do joelho está semiflexionada, ou seja, aumenta e controla melhor o amortecimento”, explicou.

Eu sei que num primeiro momento é bem complicado a gente se soltar. Tem muita gente que vai achar engraçado. Outro dia mesmo, quando eu tinha terminado um treino de tiro, resolvi dar uma corridinha de costas pra soltar tudo mesmo. Um casal vinha em minha direção. Ouví claramente quando o cara disse: " Credo, que coisa estranha correr de costas"...Eu olhei pra eles e dei um sorrisinho...tipo.. sou doida, mas tô feliz...rs...

Uma coisa muito importante e aqui eu tenho que admitir um pouco a minha irrepsonsbailidade é saber exatamente onde praticar esse tipo de corrida, pois como é de costas, você acaba não prestando muito atenção no que está por vir...Eu corro na praia e muitas vezes, uma saliênci aqui e outra ali, acaba fazendo com que eu dê uma torcidinha de leve. O ideal mesmo é treinar em lugares bem retos, em pistas de atletismo. Aqui em Santos, uma boa opção até seria uma pistinha que tem lá no Emissário Submarino, porém ao mesmo tempo um pouco perigosa, já que tem muitas curvinhas e muitas vezes praticantes de patins e skate vem com muita velocidade. Pra gente que já tá de costas, fica um pouco complicado.

No Fantástico inclusive apareceu um pessoal treinando em esteira de costas. Sinceramente minha gente: eu sou uma pata.. meu nívl de coordenação beira à vergonha absoluta. Tenho dificuldade de me manter em pé pra frente... se eu dou uma de louca e tento subir pra correr de costas, certamente vai ser vídeo cassetada...nem pensar!

Seja como for,  importante é usufruir dessa prática. Se é pra melhorar a corrida, tamo junto!!! rs...

Ps.: Treino concluído ontem.. 50 min de corrida + musculação...

2 comentários:

DricaPeixoto disse...

Nós acompanhamos um corredor utilizando essa técnica durante alguns kms na São Silvestre. A postura dele era impressionante, mas o que me preocupou foi o movimento excessivo do pescoço.

Fiquei curiosa, vou tentar! rsrsrs

Beijos

Marcus,Realengo disse...

Pô, pra mim não dá não, eu tenho vergonha, aqui no Rio o pessoal gosta muito de tirar sarro, eu não me sentiria bem. Gostei do seu astral, bons treinos.