sexta-feira, 24 de agosto de 2012

 
 
A IMPORTÂNCIA DA EVOLUÇÃO
 
 
 
Hoje estou extremante feliz. Minhas dores no joelho se foram de vez e eu conseguí terminar o meu treino 8a Maravilha (treina 7 e descansa 1). Foi uma semana muuuuito puxada, mas que me deixou satisfeita ratificando tudo que eu digo aqui no blog: VOCÊ É O QUE VOCÊ TREINA!
 
Comecei esse treino no sábado passado. Corrí tranquila. No domingo, tive a prova do Campeonato Santista, que fiz pra cumprir tabela almejando apenas manter o pace nos 5:10. Fechei com 0:51:48. Na segunda e na terça, almentei um pouco o ritmo, fechando o treino em 50 min. Na quarta e quinta cheguei ao auge do treino, diminuindo para 0:49:02 e 0:48:12 respectivamente. E hoje, finalmente, voltei aos 52 minutos, totalmente acabada, mas com a sensação de dever cumprido.
 
Pois bem. Toda vez que a gente vê alguém começando a correr, eu pelo menos, pergunto o por quê aquela pessoa começou a correr, quais os seus objetivos. Obviamente são diversos. Desde querer perder peso, até virar um atleta de de ponta. Ai "vareia" como diria o porteiro do meu prédio...rsrsrs...
 
Fato é que, evoluir na corrida é preciso, independente dos seus objetivos, e isso tanto para aqueles amadores ou para os mais experientes. O nosso corpo precisa de estímulos. Quantas e quantas vezes ví gente deixar de correr, porque cansou do percurso, porque estagnou no seu tempo, porque ganhou massa e achou que era peso....Eu mesma já me desistimulei muitas vezes com a corrida quando almejava baixar meu tempo e não conseguia. Até o dia em que percebí que era preciso mudar, era preciso variar planilhas, treinos, percurso. E foi justamente aí que comecei a alcançar minhas metas.
 
No domingo passado fechei os 10km para 0:51:48, sem pretensões. Era esse mesmo o tempo que eu queria fazer, pois estava vindo da inflamação na lateral da coxa. E então essa semana, treinei forte, iniciei outro treinamento, visando mais velocidade, causando a exaustão do corpo e eis que fecho o mesmo percurso em 0:48:12. São 3 minutos e 36 segundos a menos. Isso é muito minha gente! O intervalo foi de 1 semana apenas.
 
Claro, essa baixa no tempo aconteceu justamente por eu ter traçado uma meta. Isso também é importante. Fato é que a evolução deve acontecer gradativamente, sem pressa, até para que se evite um lesão. Lembram quando eu disse lá em 2009 que me lesionei. Claro que foi por conta dessa ãnsia pela evolução. Quando ví que meu tempo estava baixando, eu não soube o momento de parar, e queria baixar, baixar, sem respeitar no entanto o tempo do corpo para aguentar um treino mais forte.
 
Não tem uma regra. A evolução vai aparecendo conforme vamos treinando, conforme vamos mudando de planilha. O corpo responde sabiamente a esses novos estímulos tanto positiva como negativamente. O que se deve ter em mente é que a evolução deve sim acontecer, mas aos poucos de forma que o objetivo seja atingido sem consequências desagradáveis como foi o meu caso.
 
Agora que eu tô feliz, ah, eu tô. Muito confiante de que domingo eu consiga chegar entre as 10 e conquistar mais um pódio. Não vai ter desculpa. Não tem joelho falhando, nem bursite, nem dente...eu vou com que eu treinei e sei que fiz tudo certinho...

2 comentários:

Marcus disse...

Repouso total sábado que domingo tem tempo bom e com certeza pódium. Boa corrida.

André Gonçalves disse...

Eu gosto de dizer que este é o esporte mais honesto do mundo. Você colhe o que você planta.
Mas algo que me chama muita atenção na corrida é como ela trabalha suas habilidades mentais. Há de se confessar que nossas mentes ficam mais fortes a cada dia. Não é qualquer coisa que me tira do sério hoje em dia. O auto-conhecimento que a corrida promove não se limita ao aspecto físico. A cabeça também sai ganhando.
Boa sorte, amanhã.
André
http://andreeotenis.blogspot.com